Simplesmente Avanne





Nasci em abril. Foi no dia 14 que as vidas de meus pais mudaram para sempre, pois chegava ao mundo a primeira filha. 






Agenor e Davina, além de meus pais, são os maiores exemplos de trabalho, superação, ética e amor. Vindos de São João Batista muito jovens, tornaram-se indepentes, uniram-se e viveram dias de luta e muitas vitórias.





Pouco depois do meu nascimento, vieram meus três irmãos: Gêina, Agenor João e Dália. Nós tivemos uma vida bem simples, mas cheia de muito amor, união e cumplicidade. Agora adultos, vivemos a maior e melhor história de amizade. 






Apesar de alguns problemas de saúde vividos desde da infância até a juventude, superados graças à fé em Deus e aos cuidados de meus pais nada apagava a energia entusiástica dentro de mim, por isso sempre fui sinônimo de otimismo e superação. 

Aos 21 anos casei com Fábio Costa para viver uma grande história de amor e constituir família. 



Dessa relação nasceu, em 1996, meu único filho Fábio Gervanno – a quem considero meu maior presente, meu maior feito e minha constante fonte de inspiração. 



Em 2018 Gervanno casou com Emanuelle; assim ganhei mais que uma nora, uma filha - linda, forte e grande amiga. 


Em 2019, minha vida ficou mais colorida, pois nasceu Benício. Meu primeiro e precioso neto. Hoje o maior responsável por meus sorrisos e por novos sonhos. 























Meu coração é pura gratidão, pois reconheço e agradeço a participação sempre presente da minha família: sobrinhos lindos, cunhados maravilhosos, primos especiais, padrinho querido, tios e tias super divertidos, onde destacam-se as tias Maria José e Conceição de Maria que são muito presentes em minha vida. Além dos meus sogros Manoel e Lourdes, onde encontro incondicional amizade. 












Outra dádiva é a presença marcante de grandes, singulares e fundamentais amigos que conquistei em minha trajetória pessoal e profissional. São muitos e igualmente importantes em cada momento da minha vida. Eles são responsáveis por momentos de lucidez, sabedoria, conselho, orientação, assim como de doses extras de diversão, bagunça e muitas gargalhadas.



Sempre gostei de estudar, adorava ler e escrever. Colecionei versos e poesias que renderam alguns prêmios na escola. Estudei o 1º grau em escola pública, onde vivi as dificuldades de uma criança pobre, mas tambem vivi histórias inesquecíveis que me proporcionaram sonhar os primeiros sonhos de minha vida. Como fazer o Científico na escola Irmãos Maristas. E realizei. Não foi fácil, mas meus pais não mediram esforços pra que meu sonho fosse realizado.




Após o Científico, ingressei na UFMA, fiz bacharelado e licenciatura em Geografia. Ao final dos cursos, escolhi ser professora de Geografia. Foram anos sem lazer, com  pouquíssimo dinheiro, muita determinação e amor, pois meu objetivo era agregar conhecimento e experiência para me tornar uma professora preparada e conceituada. A universidade foi uma grande escola de fato. Tantos conhecimentos, professores inspiradores e notáveis amigos de turma.











Comecei a trabalhar em escola aos 17 anos, cursando ainda o 3º ano do Científico, na escola particular Escola Daniel Azulay no Anjo da Guarda. Como conhecia a dona, me ofereci para ajudá-la substituindo os professores faltosos. Minha maior felicidade era quando um professor faltava e eu podia entrar em sala de aula para fazer revisões das disciplinas. Foi assim que conquistando a confinça da diretora e o coração dos alunos ganhei meu primeiro trabalho: professora de ensino religioso.  

Já no  período de Geografia fui convidada a lecionar em duas escolas, por duas ex professoras, lecionei no Colégio Marly Magalhães Mousinho (escola onde estudei na adolescência) e no Educandário Fênix, ambas no Anjo da Guarda. 

Trabalhei também no Colégio Objetivo, no Renascença.

Mas não tenho dúvida, minha maior e mais significativa experiência foi, a partir de 2002,  trabalhar na rede pública de ensino de São Luís.

Na rede pública de ensino municipal iniciei minha trajetória na escola Ministro Carlos Madeira no Anjo da Guarda, depois trabalhei na UEB Rivanda Berenice Braga localizada no Barreto. Passei também pela escola UEB Ronald Carvalho no bairro Vila Luizão e a partir de 2012 passei a trabalhar na escola UEB Primavera, no COHATRAC.

Na rede pública estadual sempre trabalhei na escola CEP Maria Pinho, também localizada no COHATRAC. 

Apaixonada por gente e pela natureza encontrei nas escolas o amor pelo trabalho em defesa do nosso Planeta e pela qualidade de vida, pois passei a desenvolver um trabalho de educação ambiental que valorizava o protagonismo juvenil. Foi assim que criei grupo EFA (Eu faço, acontece.) e foi por isso que, em 2003 adotei a metodologia COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida na escola), instituída pelo MEC e pelo MMA. 



















São 17 anos de experiências exitosas e muitas histórias de transformação, as mais lindas e satisfatórias, que enchem meu peito de orgulho e motivação. Mas garanto com total convicção: os alunos são os maiores responsáveis pelo sucesso das ações que costumamos desenvolver. Pois independente do bairro onde estejam, os alunos são fontes de amor e amizade sem os quais eu não conseguiria viver e o trabalho jamais sobreviveria por tanto tempo.

Minha veia progessista me levou a participar das decisões e importantes conquistas do bairro onde moro - COHATRAC. Estou diretamente ligada à comunidade através das escolas, claro. Mas também de importantes atividades sociais que ocorem ali.  Sou voluntária da Praça das Árvores, da Praça dos Lírios, da Praça 12 de outubro e da Praça Dr Jackson Lago. Sou membro comitê gestor da Praça "do CAC".








Desenvolvo trabalhos voluntários e projetos sociais na ACOMUTRAC. Sou membro fundadora do Fórum em Defesa da APA do Itapiraçó (FAI) e do Movimento Mais Ação Menos Discurso. Além disso sou membro do Fórum Estadual de Educação Ambiental (FEEA)




Como ambientalista tenho uma história de luta, marcada pela busca incansável da efetiva implementação de leis e instrumentos que garantam a preservação e conservação do meio ambiente, sobretudo com relação aos recursos ambientais do nosso Estado e especial no que diz respeito à APA do Itapiracó.









Sou uma mulher determinada e de ação. Luto por vida simples com dignidade e por sonhos coletivos. Para isso conecto pessoas do bem e boas ideias em busca da realização desses sonhos e da solução de problemas.

Gosto de gente, acredito no potencial das pessoas e tenho a educação como chave para tal descoberta. Quero e consigo extrair, pelo poder da palavra (de amor, de confiança e de amizade) a natureza divina dos meus alunos. Acredito sim, que com a educação é possível construir uma sociedade ética e consciente.

Empatia e generosidade fazem parte da minha vida e do meu trabalho.  Sorriso farto e boas gargalhadas também.  Nos meus dias o desânimo até aparece, mas boto logo pra correr! Tenho certeza de que, com fé em Deus todos os obstáculos são transponíveis. 












Comentários

  1. Uma linda história de vida, uma guerreira apaixonada pela vida pessoas e a natureza, sempre enganjada em causas sociais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Tenho doses diárias de inspiração, isso fica simples caminhar!

      Excluir
  2. Eu li tudo, e fiquei ainda mais feliz! Parabéns Avanne!

    ResponderExcluir
  3. Uma grande mulher que fará diferença em São Luís, uma história linda de batalhas vencidas e de incansável determinação. Parabéns Avanne, você é minha maior inspiração.

    ResponderExcluir
  4. Que mulher incrível, determinada e batalhadora! Avanne, você propaga conhecimento, paixão pela vida e pela natureza, e isso inspira todas as pessoas por onde você passa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário